Método que usa calor produzido pela luz no tratamento do câncer é desenvolvido por brasileira

De acordo com a Agência Fapesp, a técnica utiliza nanocápsulas feitas com membranas obtidas de células cancerosas

[ Método que usa calor produzido pela luz no tratamento do câncer é desenvolvido por brasileira]

FOTO: Reprodução/ Brás Muniz / IFSC-USP

Pesquisadores do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano) do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), desenvolveram um método otimizado para o tratamento de tumores, utilizando o calor produzido pela luz (fototermia).

De acordo com a Agência Fapesp, a técnica utiliza nanocápsulas feitas com membranas obtidas de células cancerosas, para transportar antitumorais e materiais fotoativos (ativados pela luz).

A técnica foi desenvolvida por Valéria Spolon Marangoni, bolsista da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de São Paulo, durante o doutorado. Valéria apresentou os resultados do estudo sobre a aplicação do método no tratamento de câncer de bexiga em animais, durante o Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais, promovido pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e realizado entre 23 e 24 de maio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!