/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministro da Educação vai depor no Senado na primeira semana de maio

Notícias
Política

Ministro da Educação vai depor no Senado na primeira semana de maio

As investigações são referentes ao suposto favorecimento a pastores na liberação de recursos do MEC

Por Da Redação
Ministro da Educação vai depor no Senado na primeira semana de maio
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O presidente da Comissão de Educação do Senado, senador Marcelo Castro (MDB-PI) afirmou, nesta terça-feira (12), que quer ouvir os diretores do Ministério da Educação (MEC) , nos dias 26 e 28 de abril e o atual ministro da Educação, Victor Godoy Vieira, na primeira semana de maio.

O presidente da comissão disse que as datas 3 ou 5 de maio estão "praticamente acertadas", só dependendo da concordância de outros senadores do colegiado.

Godoy assumiu a pasta após a saída do então ministro da Educação Milton Ribeiro em meio aos escândalos de suposto favorecimento a pastores na liberação de recursos do MEC a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele era secretário-executivo do órgão e é servidor público efetivo oriundo dos quadros da Controladoria-Geral da União (CGU).

Há duas semanas, o jornal O Estado de S. Paulo revelou a existência de um “gabinete paralelo” no MEC tocado pelos pastores evangélicos Gilmar Santos e Arilton Moura, que não possuem cargo oficial na pasta. Segundo a reportagem, os pastores teriam cobrado vantagens ilícitas de prefeitos para facilitar a liberação de verbas no âmbito do FNDE, fundo ligado ao MEC.

Segundo os prefeitos ouvidos de Luís Domingues (MA), Gilberto Braga; de Boa Esperança do Sul (SP), José Manoel de Souza; e de Bonfinópolis (GO); Kelton Pinheiro, os religiosos pediam depósitos na conta de uma igreja, em valores entre R$ 15 mil e 40 mil, além de ouro.

Nesta terça-feira (12), a Comissão de Educação do Senado aprovou requerimentos para que outras oito pessoas sejam ouvidas sobre o caso. Na lista estão dois diretores do FNDE, o de Ações Educacionais, Garigham Amarante Pinto; e o de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, Gabriel Vilar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102