Ministro do STF nega liminar e Arruda segue inelegível

Arruda tornou-se "ficha-suja" após ser acusado de participação no chamado Mensalão do DEM

[Ministro do STF nega liminar e Arruda segue inelegível]

FOTO: Agência Brasil

Na noite desta sexta-feira (20), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). André Mendonça negou o pedido de liminar do ex-governador José Roberto Arruda que poderia torná-lo elegível. Arruda pediu à corte que todas as ações relacionadas à operação Caixa de Pandora fossem enviadas à Justiça Eleitoral. Nesse caso, os efeitos das condenações já feitas seriam cancelados e ele se tornaria "ficha limpa". 

O ministro disse que o requerimento não tinha "viabilidade para estender o reconhecimento da competência da Justiça Eleitoral às ações penais que tratam diretamente da chamada 'operação Caixa de Pandora', originadas do Inquérito nº 650 e da APn nº 707 (STJ)". O magistrado enviou apenas um dos processos, em que Arruda foi condenado por declarar falsamente recebimento de dinheiro para compra de panetones, à Justiça Eleitoral.

Arruda tornou-se "ficha-suja" após ser acusado de participação no chamado Mensalão do DEM, que consistia na compra de votos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para favorecimento próprio. Apesar de ter sido flagrado em vídeo recebendo dinheiro, ele diz que as imagens teriam sido gravadas durante a campanha e que o dinheiro, que seria de doações, teria sido registrado conforme a previsão legal. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!