Moedas latino-americanas caem mais de 30% nas últimas décadas

Desvalorização ocorreu frente ao dólar americano

[Moedas latino-americanas caem mais de 30% nas últimas décadas]

FOTO: Agência Brasil

Um levantamento feito por Michael Viriato, fundador e sócio da Casa do Investidor, aponta que as moedas latino-americanas desvalorizaram mais de 30% frente ao dólar nos últimos 10 anos. Nesse período, o real desvalorizou 61,95%, ficando atrás apenas do peso argentino, que caiu 96,20%. 
 
A crise causada pela pandemia do novo coronavírus foi um dos fatores externos que gerou impacto, pois os investidores procurarem por moedas mais seguras e abandonaram os investimentos latino-americanos, migrando para os Estados Unidos. Além disso, nos últimos 10 anos, os juros e a inflação nos países da América Latina foram muito mais altos comparado com os Estados Unidos. 

O diferencial dos juros aponta para uma desvalorização monetária de:

-Brasil: 62%;
-Chile: 43%;
-Colômbia: 57%;
-Peru: 30%

Em entrevista à CNN, Josilmar Cordenonssi, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explicou que a peso argentino foi a moeda que mais se desvalorizou frente o dólar porque, até 31 de dezembro de 2021, a inflação média anual nos últimos dez anos foi de 35%, o que corresponde a uma perda de 26% do poder aquisitivo. Assim,1 peso argentino hoje compra menos de 5% de produtos e serviços que se comprava no final de 2011 e início de 2012.

O Peru, por outro lado, adotou nos últimos anos uma política de metas para a inflação que garantia uma estabilidade nos preços, além de um controle fiscal para que a política não impactasse a cotação da moeda. O país também buscou reservas internacionais para que não sofresse com as oscilações no exterior. Dessa forma, o sol peruano caiu entre 2012 e 2022 cerca de 30% frente ao dólar.

Já no Brasil, o real vinha se desvalorizando contra o dólar nos últimos cinco anos. Porém, em 2022, a moeda valorizou 10,1% em comparação com a divisa dos Estados Unidos, apontou um levantamento feito pela Austin Rating.
 


Comentários