Movimentar-se diante da crise

Confira o editorial desta sexta-feira (25)

[Movimentar-se diante da crise]

FOTO: Divulgação

As taxas de desocupação no Brasil, atualmente, indicam que 13,3% - no começo do ano era de 11,2% - da população do país encontra-se desempregada. A quantidade é recorde de desalentados e o menor número de pessoas com carteira assinada da série histórica, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE.

Apesar deste cenário ainda ser negativo para milhões de trabalhadores, observa-se que muitos profissionais não ficam parados frente à crise. Pesquisas indicam que a quantidade de profissionais que optam por realizar trabalhos temporários ou informais, ou seja, atuando como freelancers, têm aumentado vertiginosamente.

Atuar informalmente ou por conta própria com baixo capital inicial, apesar de longe de ser a melhor receita, é uma boa saída para quem não pode ficar parado: Diante de um cenário de crise econômica e dificuldade de ingressar no mercado de trabalho, o profissional que consegue se adaptar a novas atividades, ainda que mais informais, tem a vantagem de se manter ativo no mercado.

Tal cenário é impulsionado, também, pela maior facilidade de se conseguir trabalhos e projetos em plataformas especializadas para profissionais autônomos. As áreas que mais contratam freelancers no Brasil, atualmente, são TI, design, multimídia, marketing e vendas, programação, tradução e conteúdo. 

No primeiro semestre de 2019, mais de 200 mil projetos foram realizados por freelancers na plataforma Workana, por exemplo, que conecta empresas e profissionais autônomos por toda América Latina.

De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil conta com aproximadamente 1,3 milhão de profissionais autônomos em seu território, assumindo o posto de terceiro país com mais trabalhadores informais, ambulantes, freelancer e remotos do mundo, sendo a região sudeste a que mais concentra profissionais freelancer no Brasil.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!