MP recomenda à Seap a adoção de medidas que garantam os direitos da população carcerária LGBT+

Foi recomendado também que a Seap garanta o direito a saúde desta população

[MP recomenda à Seap a adoção de medidas que garantam os direitos da população carcerária LGBT+]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público estadual (MP-BA) solicitou que a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização Sustentável (Seap) adote medidas que garantam os direitos da população LGBTQIAP+ no sistema prisional. 

No documento, enviado à Seap na sexta-feira (19), os promotores de Justiça Edmundo Reis, Márcia Teixeira e Andréa Ariadna Correia recomendam que a Seap atue junto à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) para adequar formulários, registros e sistemas relacionados ao Sistema de Administração Penitenciária (Siapen), com a inclusão dos campos “orientação sexual” e “identidade de gênero”.

Foi recomendado também que a Seap garanta o direito à saúde da população LGBTQIAP+ custodiada, acusada, ré, condenada, privada de liberdade, em cumprimento de alternativas penais ou monitorada eletronicamente, e que seja adotado o Manual de atendimento ambulatorial e cirúrgico na diversidade sexual.

Além disso, que sejam realizadas campanhas de saúde para identificação e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis no interior do cárcere, com base na Resolução nº 348/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Para a elaboração do documento, os promotores de Justiça consideraram normas e dispositivos legais e lembraram que, segundo a Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, e, “portanto, as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais merecem ser tratadas com igual dignidade, respeito e proteção”.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!