/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

MPF abre investigação contra Conselho Federal de Medicina por conduta sobre kit covid

Notícias
Brasil

MPF abre investigação contra Conselho Federal de Medicina por conduta sobre kit covid

Ação aponta apoio do CFM ao "uso indiscriminado do tratamento precoce"

Por Da Redação
MPF abre investigação contra Conselho Federal de Medicina por conduta sobre kit covid
Foto: Getty Images

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para investigar a conduta do Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação ao uso do chamado "kit Covid"  em tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A ação foi instaurada a partir de uma representação do cardiologista Bruno Caramelli, professor da Universidade de São Paulo (USP), que aponta o apoio do conselho ao "uso indiscriminado do tratamento precoce com medicamentos sem nenhuma evidência científica sobre seus benefícios".

A Procuradoria da República em São Paulo destacou, ao abrir o inquérito, que, com base em informações preliminares, "os autos em tela possuem diversos argumentos indicativos de uma atuação possivelmente irregular do CFM". Com isso, há a possibilidade de que os procuradores ajuizem uma ação contra a instituição.

A defesa do médico aponta que a inexistência de um posicionamento firme do CFM contra o uso desses medicamentos "impulsiona um abrandamento das medidas efetivas de combate à pandemia", como distanciamento social e máscara, já que induz a população a acreditar que há tratamento. Além disso, pontua que o Ministério da Saúde já alegou ter usado parecer pró-kit Covid do CFM para embasar nota informativa da pasta sobre o tema. 

Atualmente, o conselho é alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Além disso, na semana passada, a Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou uma ação civil pública pedindo que o CFM seja condenado a pelo menos R$ 60 milhões por danos morais coletivos por sua parcela de responsabilidade no resultado do enfrentamento à pandemia.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102