/

Home

/

Notícias

/

Tecnologia

/

NASA celebra 30 anos de foto icônica da Terra com versão remasterizada

Notícias
Tecnologia

NASA celebra 30 anos de foto icônica da Terra com versão remasterizada

Imagem original foi capturada em 14 de fevereiro de 1990

Por Da Redação
NASA celebra 30 anos de foto icônica da Terra com versão remasterizada
Foto: Reprodução

O de “Pálido Ponto Azul”, uma das imagens mais icônicas já capturadas do nosso planeta, foi registrada pela sonda espacial Voyager 1 da NASA no dia 14 de fevereiro de 1990, um pouco antes de os cientistas envolvidos na missão desligarem as câmeras do dispositivo , com o objetivo de economizar energia. A ideia era a de capturar o primeiro “retrato de família” do Sistema Solar. No entanto, entre as 60 fotos produzidas naquele então, lá estava o nosso planetinha – que nada mais é que um pixel azul clarinho na imensidão do cosmos.

A decisão de desligar as câmeras da Voyager 1 – e também da Voyager 2 – ocorreu porque, segundo os líderes dessas missões espaciais, em sua viagem pelo espaço, as sondas não passariam nas imediações de nenhum objeto celeste de interesse para capturar imagens, portanto, era mais importante economizar energia. Mas, antes de proceder com o desligamento, a equipe direcionou um dos dispositivos para o Sol e capturou uma série de registros.

Nas imagens, os astrônomos conseguiram incluir Netuno, Urano, Saturno, Júpiter, Vênus e a Terra.

Plutão – que na época ainda mantinha o título de planeta – não chegou a aparecer em nenhum registro por ser muito pequenino, estar distante demais do Sol e não receber luz suficiente, enquanto Marte foi ofuscado pela iluminação da estrela e Mercúrio, que orbita próximo demais a ela, tampouco ficou visível nas cenas.

Entretanto, a imagem que mais ganhou notoriedade foi a em que a Terra aparece sozinha no espaço iluminada por um feixe de luz – que, na realidade, consiste em um efeito provocado pela forma como a luz solar atingiu a lente da câmera no momento em que a foto foi capturada. Agora, 30 anos depois, a NASA reprocessou a icônica imagem e divulgou a versão atualizada.

A equipe por trás do projeto trabalhou com os próprios dados da Voyager 1 e empregou técnicas, equipamentos e softwares de processamento de imagens supermodernos. Além disso, dois dos integrantes da missão original participaram como consultores, pois os responsáveis pela remasterização se comprometeram a respeitar a intenção do time que planejou e capturou a foto há 30 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102