Navio tombou com 4 mil carros por causa de carga mal posicionada, diz relatório

Embarcação tombou no dia 8 de setembro de 2019 na Georgia

[Navio tombou com 4 mil carros por causa de carga mal posicionada, diz relatório ]

FOTO: Departamento de Recursos Naturais da Georgia

A Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) publicou na última terça-feira (22), um documento que mostra uma possível causa do naufrágio do navio MV Golden Ray, na Georgia. De acordo com o Tenente Ian Oviatt, responsável pelo relatório técnico, a embarcação excedeu o peso limite da carga, já que continha nos decks cerca de 4.200 veículos. Após longas investigações, o excesso da carga foi apontado como o principal fator que fez o navio tombar.

Ainda segundo a informações do tenente, para equilibrar o peso a embarcação deveria ter preenchido alguns tanques internos. De acordo com o documento, “os tanques de lastro de estibordo estavam quase totalmente carregados, no entanto, o correspondente aos tanques do porto foram carregados com menos de 10% da capacidade”. Já Hyunjin Park, chefe do navio, com 13 anos de experiência em navegação e comandante do Goldn Ray desde março do ano passado, disse, em depoimento a Guarda Costeira Norte-Americana, que calculou o peso dos carros por uma estimativa.

“No porto de Brunswick, não recebi um plano de estiva final. Em vez disso, recebi o plano de pré-estiva. Como eu tinha acesso apenas ao número de carros e não sabia o tipo de carro, calculei o peso total com base no peso médio de um determinado número de carros”, disse ele. 

No total, a embarcação contava com 24 pessoas na tripulação e todos foram resgatados com vida. Por conta da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e de uma série de tempestades na região do naufrágio, as investigações atrasaram, mas devem continuar pelos próximos meses. A retirada de partes da embarcação do mar voltam a partir de 1º de outubro. 

O navio tombou no dia 8 de setembro de 2019. O relatório foi finalizado em 26 de agosto e publicado dia 22 de setembro, mais de um ano depois do naufrágio, e foi divulgado somente nesta quarta.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!