Necessidade de reforma na Venezuela é reconhecida por todos, afirma alto comissário da ONU

Em reuniões com o governo venezuelano, o alto comissário pediu para que detidos arbitrariamente fossem libertos

[Necessidade de reforma na Venezuela é reconhecida por todos, afirma alto comissário da ONU ]

FOTO: Reprodução/ONU

O alto comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Volker Türk, encerrou no último sábado (28), sua visita oficial de três dias a Venezuela. Na ocasião, o comissário afirmou que a necessidade de reforma em todo o espectro político e social do país é reconhecida por todos.  

Enquanto esteve na Venezuela, Türk, tratou de temas como a situação de pessoas detidas arbitrariamente, relatos de torturas e mortes, impacto das sanções e refugiados. Aos jornalistas, ele afirmou que o presidente Nicolás Maduro, expressou publicamente sua disposição em melhorar o sistema de justiça. Para o chefe de Direitos Humanos da ONU, esta é uma área fundamental para a reforma.

Nos encontros com o governo venezuelano, Volker Türk pediu a soltura de todos os presos arbitrariamente. O alto comissário afirmou que o pedido parte de seu “apelo global aos governos para que anistiem, perdoem ou simplesmente libertem todos os detidos arbitrariamente por exercerem seus direitos humanos fundamentais”. 

Ele recebeu promessas de que as denúncias de tortura seriam apuradas “decisivamente, totalmente investigadas e os responsáveis levados à justiça”. O alto comissário pediu as autoridades para abolir a tortura e ratificar o Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura, que visa prevenir o crime e melhorar as condições de detenção.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Lula diz ser 'grave' veto a candidata da oposição na eleição da Venezuela]

Fala ocorreu durante cerimônia de recepção ao presidente francês Emmanuel Macron

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!