New York Times questiona se o STF está ‘indo longe demais’ no Brasil

Para jornal, expansão da Suprema Corte pode ameaçar democracia do país

[New York Times questiona se o STF está ‘indo longe demais’ no Brasil]

FOTO: Nelson Jr./SCO/STF

Um artigo do The New York Times, publicado na última segunda-feira (26), fez um retrato do atual desequilíbrio entre os três poderes constitucionais no Brasil. No documento, intitulado "Para defender a democracia, a Suprema Corte do Brasil está indo longe demais?", o jornal questiona a expansão do Supremo Tribunal Federal (STF) e diz que pode ser vista como uma potencial ameaça à democracia do país.

Além disso, a publicação reflete sobre a possibilidade de ter havido exagero na ação do Supremo contra os empresários brasileiros investigados por mensagens trocadas no WhatsApp. No caso em questão, a Polícia Federal (PF) agiu contra oito empresários acusados de defender um possível golpe de Estado sob ordens do ministro Alexandre de Moraes, com base em conversas privadas dos envolvidos em uma rede de mensagens. 

Segundo o The New York Times, a ação contra os empresários teria sido uma demonstração do poder da Suprema Corte e de sua expansão pelo país. A reportagem cita a preocupação de juristas sobre ilegalidades na atuação do STF, dizendo que o ativismo judicial de Moraes e seus colegas conta com o apoio de líderes políticos de esquerda e grande parte da imprensa. O artigo se concentrou ainda no poder exercido por Moraes nos últimos anos, resumindo ao leitor casos como o da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PTB), nos quais, segundo a publicação, na totalidade das ações, o ministro agiu unilateralmente. 

Para ilustrar aos norte-americanos o poder do STF no Brasil atualmente, o jornal fez uma comparação entre a Suprema Corte dos Estados Unidos, que avalia de 100 a 150 casos anualmente, enquanto o STF emitiu mais de 505 mil decisões nos últimos cinco anos.

Foto: Reprodução/NYT
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Guaíba chega a 4,96 metros e atinge o maior nível de sua história]

Marca ultrapassa o recorde da maior cheia que havia sido registrada no município, em 1941

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!