Nicolás Catena Zapata, “pai da Malbec”, recebe o prêmio Lifetime Achievement da Wine Enthusiast, sendo o primeiro vinicultor sul-americano a conquistá-lo

Aos detalhes...

[Nicolás Catena Zapata, “pai da Malbec”, recebe o prêmio Lifetime Achievement da Wine Enthusiast, sendo o primeiro vinicultor sul-americano a conquistá-lo   ]

FOTO: Divulgação

Nicolás Catena Zapata recebeu o prêmio Lifetime Achievement na 22ª edição do Wine Enthusiast Wine Star Awards, realizada no mês de fevereiro, em Miami (EUA). Concedido anualmente pela revista norte-americana, o título é uma homenagem à trajetória de grandes nomes do mundo do vinho que, com décadas de trabalho de ponta e inovação, transformaram a cultura vitivinícola de suas regiões, elevando a qualidade dos seus rótulos, ano após ano.

Aos 82 anos, o “pai da Malbec” e visionário proprietário das Bodegas Catena Zapata, mais célebre vinícola da Argentina, se junta agora a um time de estrelas já reconhecidas por este prêmio especial da Wine Enthusiast, como Angelo Gaja, Baron Eric de Rothschild, Francis Ford Coppola, Piero Antinori Robert Mondavi. O argentino é primeiro vinicultor sul-americano a conquistar o título.

Considerado o “padrinho do vinho argentino moderno” pela revista, Catena é lembrado por ter revolucionado o panorama do vinho do seu país a partir de 1980 e por tornar a uva Malbec quase que um sinônimo dos tintos do seu país. “Tenho orgulho de ter contribuído para esse fenômeno”, disse à publicação.

Neto do imigrante italiano que fundou a empresa vinícola da família, em 1902, o economista Nicolás Catena Zapata aprimorou seus conhecimentos sobre vinhos depois de trabalhar na Califórnia, como professor convidado da Universidade de Berkeley. Voltou para a Argentina com a missão de transformar sua terra natal, Mendoza, em produtora de vinhos de classe mundial.

“Na Califórnia, aprendi como controlar os rendimentos para maximizar a qualidade”, afirmou à Wine Enthusiast. “Assim, começamos a modificar drasticamente nossas práticas de poda, fertilização e irrigação para a Malbec e plantamos Cabernet e Chardonnay importadas da Califórnia e da França. Na vinícola, iniciamos uma prática sanitária desconhecida em Mendoza. Substituímos os fermentadores antigos por pequenos tanques de aço inoxidável com temperatura controlada. Tudo isso era novo na época”, ele explica.

Ao receber o prêmio, Nicolás agradeceu. “Obrigado, Wine Enthusiast, por esta distinção. Estou verdadeiramente honrado. Penso em meu avô, Nicola Catena, que viajou sozinho, aos 17 anos, de Le Marche, na Itália, para a Argentina, enfrentando um futuro incerto. Eu sei que ele estaria orgulhoso de nossa família hoje”.

Sua filha Laura Catena, que dirige as Bodegas Catena Zapata, comentou. “Meu pai é um verdadeiro pioneiro e hoje continuamos a trabalhar para dar sequência à missão iniciada por ele, de fazer vinhos argentinos que possam competir com os melhores do mundo”. A caçula, Adrianna Catena, também celebrou. “Nossa família produz vinho há 120 anos, cada geração ensinando a próxima. Nossas memórias estão entrelaçadas com as colheitas e o terroir. Tenho muito orgulho do meu pai e do espírito de aprendizagem e inovação que ele sempre fomentou em nós. É esse espírito que nos permitirá continuar nosso legado familiar por mais 120 anos!”.

Em homenagem ao pai, as irmãs lançaram a campanha #CheersDrCatena, convidando a todos a se juntarem à família para expressar nas mídias sociais a admiração por Nicolás Catena e todas suas conquistas.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Idoso morto em banco no Rio já foi militar do Exército e motorista, mas sobrevivia de 'bicos' ]

Segundo a família, do ano passado para cá Paulo precisou ser internado diversas vezes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!