No Egito, delegação do Hamas retoma negociação de cessar-fogo

Países mediadores e negociadores israelenses fizeram uma proposta para acabar com o confilito

[No Egito, delegação do Hamas retoma negociação de cessar-fogo]

FOTO: ONU News/Ziad Taleb

A negociação para uma trégua nos combates entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza será retomada neste domingo (3), em meio à pressão da fome que ameaça a população do território palestino.

Liderada pelo vice-chefe Khalil Al-Hayya, uma delegação do Hamas viajou até o Cairo, capital do Egito, para entregar uma resposta oficial à proposta formulada pelos países mediadores e pelos negociadores israelenses no fim de janeiro. Uma autoridade americana afirmou que um acordo de cessar-fogo está "sobre a mesa", deixando a decisão nas mãos do Hamas, embora Israel ainda não tenha confirmado sua aprovação do plano.

No sábado (2), os Estados Unidos iniciaram o lançamento de suprimentos alimentícios por meio de aviões para a população de Gaza, que enfrenta o risco iminente de fome, conforme alerta da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A entrega de alimentos, realizada pela Força Aérea dos EUA, aconteceu dois dias após soldados israelenses dispararem contra uma multidão faminta que cercava um comboio de ajuda humanitária no norte de Gaza, resultando na morte de 116 pessoas, segundo relatos do Hamas.

Com o território palestino cercado por Israel desde 9 de outubro, vários países têm enviado pacotes de ajuda humanitária por via aérea, devido à dificuldade de acesso terrestre. A Jordânia, com apoio da França, Holanda e Reino Unido, e o Egito, com cooperação dos Emirados Árabes, estão entre os países que prestaram assistência.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vídeo: motoristas reclamam de acúmulo de água em trecho da Avenida Paralela, em Salvador]

Condição ocorre por conta do grande volume de chuvas; Seman diz que monitora casos de alagamentos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!