No Nordeste, Lula venceria Bolsonaro em 1° turno, diz pesquisa da Vox Populi

Pesquisa, no entanto, mostra presidente com vantagem na Região Sul

[No Nordeste, Lula venceria Bolsonaro em 1° turno, diz pesquisa da Vox Populi]

FOTO: Reprodução

De acordo com os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, divulgada na mídia nesta sexta-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vencerá as eleições de 2022 ainda no primeiro turno. Somente no Nordeste, ele tem 61% das indicações de voto. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceria somente no Sul, mas ainda com empate técnico. Segundo a pesquisa, no Nordeste, Bolsonaro tem 18% das indicações de voto.

Confira o desempenho dos possíveis candidatos em todas as regiões:
 

A pesquisa aponta ainda que a preferência pelo ex-presidente continua em quase todas as estratificações, como sexo, raça, idade, escolaridade e renda. O único setor em que Bolsonaro ultrapassa Lula no voto estimulado é entre os evangélicos. Nesse caso, as intenções de votos do atual chefe do Executivo nacional alcançam 36%, contra 34% de Lula.

No caso da renda, a maior diferença fica entre aqueles que ganham menos de dois salários mínimos, com Lula chegando a 52% e Bolsonaro, a 20%. Entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, a vantagem do petista diminui: 34% contra 29%. No quesito escolaridade, a diferença entre Lula e Bolsonaro, respectivamente, é maior para quem tem somente ensino fundamental (49% x 21%) e médio (41% x 26%), e diminui na população com ensino superior (33% x 27%).

Para realizar a pesquisa, o Vox Populi fez um levantamento espontâneo e estimulado. A pergunta foi: “Embora as eleições para presidente ainda estejam longe, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”.

Na pesquisa estimulada, Lula vence com 43%. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atinge 24%. Mais distante aparecem Luciano Huck (8%) e Ciro Gomes (5%). Nesse caso, a soma de índice dos outros candidatos não chega ao número de Lula. No caso da escolha espontânea, Lula aparece com 33%; Jair Bolsonaro com 19%; e Ciro Gomes com 2%. A pesquisa foi feita entre 12 e 16 de maio, de forma quantitativa, com entrevistas pessoais e domiciliares, e com o uso de tablets.

Confira os números:

Voto espontâneo:


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[INSS facilita perícia para menor de 16 anos receber benefício assistencial]

O beneficiário terá que comprovar renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!