Novo recurso da Alexa imita vozes de pessoas mortas

Recurso em experimento visa interpretar familiares mortos de usuários

[Novo recurso da Alexa imita vozes de pessoas mortas]

FOTO: Divulgação/Amazon

A Amazon anunciou um recurso inédito para a Alexa, assistente de voz da empresa, que pode revolucionar o mundo da inteligência artificial. 

Em conferência MARS, a empresa mostrou o experimento que visa permitir que a assistente digital imite a voz de pessoas mortas.

“Apesar da inteligência artificial não ser capaz de eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer as memórias durarem “, afirmou Rohit Prasad, cientista-chefe da Amazon, na apresentação do recurso.

O sistema em desenvolvimento faria com que a Alexa imitasse qualquer voz depois de ouvir menos de um minuto de áudio, segundo Rohit Prasad. "Muitos de nós perdemos alguém que amamos” durante a pandemia, apontou o cientista.

A Amazon ainda não deu detalhes de quando seria lançado o recurso. A área da tecnologia que o experimento está precisa ainda de uma investigação minuciosa para identificar possíveis benefícios e abusos.

Recentemente, a Microsoft restringiu quais empresas poderiam usar o software de imitação de vozes. Segundo a empresa, a ferramenta foi formulada para ajudar pessoas com problemas de fala ou outras questões similares.

Segundo Prasad, o objetivo da Amazon para a Alexa é “inteligência generalizável”, dando ao mecanismo a possibilidade de se adaptar nos ambientes do usuário e aprender novos conceitos. A meta, portanto, “não deve ser confundida com a ultra inteligência artificial geral, capaz e onisciente”.

Em um exemplo demonstrado na exposição, a Amazon mostrou uma criança perguntando ao mecanismo se poderia ler um livro, na voz da avó falecida. “Alexa, a vovó pode terminar de ler o Mágico de Oz?”, disse. Um momento depois, a Alexa mudou a voz e acatou o comando.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!