Novo sistema de ar-condicionado foi desenvolvido para Copa no Qatar; veja

Todos estádios da competição têm a tecnologia instalada

[Novo sistema de ar-condicionado foi desenvolvido para Copa no Qatar; veja]

FOTO: Divulgação/Fifa

A escolha do Qatar como país-sede da Copa do Mundo de 2022 recebeu críticas por conta do clima quente na região. Por isso, uma das promessas dos organizadores do evento era  construir um sistema de ar-condicionado nos estádios. A tecnologia, que começou a ser desenvolvida em 2009, opera de forma diferente de acordo com o design, formato e funcionalidade de cada um dos sete estádios-sede da Copa.

Apesar das diferenças, o sistema tem como objetivo principal buscar a criação de "bolhas de resfriamento" localizadas apenas onde estão a torcida, jogadores e o campo. A meta é deixar essas áreas com temperaturas entre 18ºC e 24ºC. Mesmo depois da Fifa adiar a competição para novembro de 2022, no outono do Catar, a estação mais amena pode ter máximas de 31ºC.

Estudos sobre resfriamento

Através de uma parceria firmada entre o Comitê Supremo de Entrega e Legado e a Universidade do Catar, o Dr. Saud foi chamado para pôr em prática seus estudos sobre resfriamento. Com exceção do Estádio 974, que é desmontável e possui ventilação natural, todos os estádios da Copa têm a tecnologia do especialista instalada. 

O ar é resfriado com o uso de energia solar e distribuído nas arquibancadas e nas laterais do campo, por grelhas e grandes bocais. Em um comunicado, Saud compara as técnicas de isolamento e resfriamento pontual ao mesmo que ocorre em um veículo, “mas obviamente em uma escala muito maior”. O resfriamento pontual significa resfriar apenas as áreas mais demandadas pelas pessoas, como o gramado e as arquibancadas. “A forma de cada estádio funciona como uma barreira, que contém uma bolha fria em seu interior”, conclui o engenheiro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!