Novos testes genéticos poupam pacientes com câncer da quimioterapia

Pesquisa nos Estados Unidos avalia eficácia de tratamento

[Novos testes genéticos poupam pacientes com câncer da quimioterapia]

FOTO: Reprodução

Novos testes genéticos tem livrado pacientes com câncer da quimioterapia. O resultado vem poupando milhares de pessoas a cada ano do tratamento que envolve perda de cabelo, náusea, fadiga e pode causar danos permanentes ao coração e aos nervos das mãos e dos pés.

O procedimento foi considerado por muito tempo, “a regra” para tratar o câncer de mama e outros cânceres, como explica o médico Gabriel Hortobagyi, especialista em câncer de mama no Centro de Câncer MD Anderson, em Houston, nos Estados Unidos. No entanto, dados de várias fontes mostram que o método está em declínio para muitos pacientes.

Os testes genéticos revelam se de fato quimioterapia será benéfica ou não. Para muitas pessoas, existem outras alternativas, com uma gama cada vez maior de medicamentos, com bloqueadores de estrogênio e medicamentos que destroem o câncer ao atacar proteínas específicas na superfície dos tumores.

A decadência da quimioterapia também está acontecendo para outros tipos de câncer, como câncer de pulmão. “Nós estamos tratando até mesmo pacientes com câncer de pulmão avançado e dizendo a eles: “sem quimioterapia”, conta Robert Vonderheide, especialista em câncer de pulmão na Universidade da Pensilvânia.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!