O Barroco fundido entre o Brasil e a Europa!

Nova coleção da joalheira manual e artística Claudia Kechichian conta um pouco do movimento sociocultural que trouxe novas formas de se enxergar o homem, o mundo e Deus através da Arte

[O Barroco fundido entre o Brasil e a Europa! ]

Em tempos de comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a coleção Anjos Barrocos, da joalheira Claudia Kechichian, nos traz um viés sobre a herança da colonização frente ao nascimento de uma das primeiras manifestações culturais de impacto genuinamente brasileiras: o estilo artístico do Barroco Brasileiro.

Rica em personalidade e dramaticidade, a coleção ostenta peças com forte inspiração nas alegorias das igrejas brasileiras, principalmente das regiões de Minas Gerais, Salvador e Recife, e nos anjos da Galícia, que circundam os caminhos de Santiago de Compostela.

Misturando o Barroco europeu com o brasileiro, a joalheira criou um verdadeiro conjunto de peças artísticas, manualmente produzidas em prata, ouro, diamantes, safiras e pérolas Mabe.

Imagens de anjos do Barroco foram selecionadas numa peregrinação da joalheira em busca de ícones religiosos e retocados pelo artista plástico Gilson para alcançar uma interpretação valiosa de cores e significados.

Para entender o movimento Barroco e a nova coleção CK

A essência do Barroco nasceu na Itália ao final do século VXI. Difundida por países católicos a outras regiões da Europa e América é reconhecida mundialmente não apenas como um estilo artístico, mas também como um movimento sociocultural, onde novas formas de entender o mundo, o homem e Deus foi impressa na Arte.

As características principais do Barroco Europeu ganharam traços de brasilidade pelas mãos de índios pacificados e negros escravizados, que ao logo da história passaram de expectadores a produtores da arte elitista da coroa. Como artesões locais foram imprimindo novas feições e olhares ao Barroco original, transformando o estilo em uma das primeiras manifestações culturais de impacto genuinamente brasileiras. Nas artes plásticas, Aleijadinho foi um dos seus principais expoentes.

O Barroco no Brasil teve como legado a Arte Sacra. Começou por aqui no início do século XVII introduzido por missionários católicos, especialmente pelos jesuítas, e transformou-se em um estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial brasileiro.

Com o Neoclassicismo, no século XIX, o Barroco Brasileiro caiu em desuso, mas foi por pouco tempo. Logo foi resgatado por intelectuais Modernistas no início do século XX e hoje faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do nosso país, tendo seu maior acervo preservado na arquitetura e em ricos adornos.

Para saber mais sobre Anjos Barrocos e outras coleções da joalheira, acompanhe @claudiakechichian.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Conselho de Ética abre processo contra deputado que agrediu membro do MBL na Câmara]

Abertura de um processo é a primeira fase de uma representação protocolada contra um parlamentar; veja os próximos passos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!