O que é e como funciona a Hipnose clínica

A técnica pode ser utilizada no tratamento das mais variadas patologias, sejam físicas ou emocionais

[O que é e como funciona a Hipnose clínica ]

Se você é daqueles que, ao ouvir a palavra hipnose, pensa em um palco iluminado, truques, pessoas comendo cebola achando que é um doce ou tentando obedecer a comandos solicitados sem conseguir, esqueça esse conceito. Com expressão crescente no mundo e conquistando seu espaço no Brasil a hipnose é, na realidade, uma técnica de aplicação clínica que pode ser utilizada no tratamento das mais variadas patologias, sejam físicas ou emocionais.

Foi na Grécia e no Egito que surgiram os primeiros registros sobre a técnica. Muito tempo depois, em 1795, na Escócia, nasceria James Braid, futuro médico que se tornaria o pai da hipnose científica. Hoje, países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Portugal e também o Brasil têm difundido a prática no âmbito da saúde.  Neste último, embora não haja uma entidade representativa, tem o reconhecimento legal enquanto atividade através dos conselhos de medicina, psicologia, fisioterapia e odontologia e, desde 2018, é uma das práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Médicos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas e psicólogos são os profissionais comumente aptos a desenvolvê-la no dia a dia, desde que estejam devidamente qualificados para o exercício da função, através de cursos de formação específicos. Medo de instrumentos odontológicos, pavor de animais como barata e cachorro, estresse, traumas, fobias, ansiedade, depressão, entre outros males, podem ser tratados pelos profissionais com o uso hipnose clínica”, explica o hipnoterapeuta Diego Wildberger.

O tratamento acontece durante o transe, estado alterado de consciência que permeia entre a vigília e o sono. Nesse momento, de equilíbrio e tranquilidade, as técnicas são aplicadas de acordo com necessidades do indivíduo através do principal comando: a voz do hipnólogo. A evolução é gradativa e o número de sessões pode variar de acordo com cada paciente e seu quadro clínico. Desempenhada por profissionais sérios e capacitados, a hipnose clínica é mais uma ferramenta potencial e importante na promoção da qualidade de vida e saúde do ser humano.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Maio Roxo: conheça  as doenças inflamatórias intestinais de caráter imunomediado que mais afetam a população! ]

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!