Olimpíadas Paris 2024: Chama olímpica é acesa na Grécia e abre revezamento da tocha

As nuvens atrapalharam que o fogo fosse gerado pelos raios de sol, mas a tradição trouxe algumas novidades

[Olimpíadas Paris 2024: Chama olímpica é acesa na Grécia e abre revezamento da tocha ]

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

Nesta terça-feira (16), em uma cerimônia no Templo de Hera, em Olímpia (palco dos Jogos na Antiguidade na Grécia), a chama olímpica foi acesa. O fogo símbolo das Olimpíadas alimentou a tocha olímpica, que iniciou um revezamento contando com mais de 10 mil condutores até iluminar a pira dos Jogos de Paris, na cerimônia de abertura do dia 26 de julho.

A chama, gerada a partir dos raios do sol com ajuda de um espelho parabólico, foi impedida por nuvens e foi necessário usar um plano "B" - o fogo produzido pelos raios do sol no ensaio da cerimônia de acendimento na segunda-feira. Assim, a flama mantém o simbolismo de paz e amizade entre as nações. 

A mudança de figurino das atrizes que interpretam as sacerdotisas do Templo Hera, foi uma novidade na cerimônia. Substituíram o branco por tons de cinzas, inspirado nas colunas gregas. 

O campeão olímpico do skiff simples, Stéfanos Doúskos, o remador grego, começou conduzindo a tocha. Ele entregou a chama para Laure Manaudou, dona de três medalhas nas Olimpíadas de Atenas 2004, incluindo o ouro dos 400m livre. 

Seguindo a tradição, a tocha olímpica irá percorrer primeiro a Grécia até ser entregue aos franceses no dia 26 de abril, em uma cerimônia no Panathenaic, em Atenas. No dia 27 de abril, a chama vai deixar a Grécia a bordo do veleiro centenário Belem em direção a Marselha, cidade no sul da França que foi colônia grega. Com foco na sustentabilidade, a chama vai cruzar o mar Mediterrâneo à vela e chegar ao país-sede dos Jogos no dia 7 de maio.  
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!