OMS afirma que varíola dos macacos não é uma emergência de saúde

Apesar da declaração, o diretor-geral diz estar 'preocupado' com o surto

[OMS afirma que varíola dos macacos não é uma emergência de saúde]

FOTO: CDC

A varíola dos macacos ainda não é uma emergência de saúde global, segundo decidiu a Organização Mundial da Saúde (OMS), no sábado (25). No entanto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus tenha expressado estar preocupado com o surto. 

“Estou profundamente preocupado com o surto de varíola, esta é claramente uma ameaça à saúde em evolução que meus colegas e eu na Secretaria da OMS estamos acompanhando de perto”, disse Tedros.

De acordo com a nota divulgada pela organização, o “diretor-geral da OMS concorda com o conselho oferecido pelo Comitê de Emergência do RSI em relação ao surto de varíola em vários países e, no momento, não determina que o evento constitua uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (ESPII)”.

Atualmente, o status de "emergência global" é aplicado somente à pandemia do coronavírus e a poliomielite, e a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) desistiu de aplicá-lo ao surto de varíola após conselhos de uma reunião de especialistas internacionais.

De acordo com a OMS, houve mais de 3.200 casos confirmados de varíola e uma morte relatada nas últimas seis semanas em 48 países que geralmente não espalha a doença.


Comentários