OMS pretende expandir vigilância em países afetados por varíola dos macacos

Até o momento, mais de 80 casos da doença foram confirmados em 11 países

[OMS pretende expandir vigilância em países afetados por varíola dos macacos]

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (20), que está trabalhando para aumentar a vigilância nos países que detectaram casos da doença viral varíola dos macacos.

Em comunicado divulgado, a agência da ONU afirma que mais de 80 casos foram confirmados até agora, em 11 países. Além disso, outros 50 casos estão pendentes de investigação.

Segundo a OMS, eles estão "trabalhando com os países afetados e outros para expandir a vigilância da doença para encontrar e apoiar as pessoas que podem ser afetadas e fornecer orientações sobre como gerenciar a doença".

A entidade informou também que ao menos oito países dos afetados estão localizados na Europa, sendo eles: Bélgica, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Hans Kluge, diretor regional da agência da ONU para a Europa, afirmou que os diagnósticos são atípicos, já que todos, exceto por um, não estão vinculados a viagens para países endêmicos. 

Segundo o diretor, a maioria foi detectada por meio de serviços de saúde sexual. Além disso, a suspeita é de que a transmissão deva estar em andamento já há um certo tempo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Maio Roxo: conheça  as doenças inflamatórias intestinais de caráter imunomediado que mais afetam a população! ]

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!