ONU apoia transferência de pacientes após ataque a hospital em Gaza

Operação militar causou a morte de sete pessoas; maioria das vítimas eram pacientes

[ONU apoia transferência de pacientes após ataque a hospital em Gaza]

FOTO: ONU News

O Escritório da ONU de Assistência Humanitária, Ocha, apoiou a intervenção de evacuação de civis que foram afetados pelas operações militares de segunda-feira (26) no Hospital Al Amal em Khan Younis, sul de Gaza.

A atuação aconteceu na sequência da ação militar que causou a morte de seis pacientes e um acompanhante. A parceria envolveu ainda a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Dentro das instalações do Hospital Al Amal, que esta semana deixaram de funcionar após as operações, estavam mais de 20 funcionários e dois corpos. 

A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que dois terços dos 36 hospitais de Gaza já não operam. Dois deles trabalham minimamente. Outros 10 estão parcialmente funcionais no norte e seis no sul.

O chefe da Representação do Ocha para os Territórios Palestinos, Andrea De Domenico, visitou o Hospital Kamal Adwan e mais três que estão parcialmente funcionais.

Ele contou que nessas instalações chegam 15 crianças desnutridas por dia em meio a esforços para tentar manter os serviços. O único gerador teve danos graves e faltam auxílio alimentar, água e saneamento para profissionais de saúde e pacientes.

A Unrwa caracteriza o sistema de saúde de Gaza como estando a funcionar de forma bastante debilitada. 

Além da evacuação de feridos forçada por militares israelenses no Hospital Al Amal, a situação no Hospital Europeu de Gaza é tida como “inimaginável” e “além de toda a compreensão”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!