ONU pede ação unificada por conta das violações de direitos humanos

Michelle Bachelet denunciou inúmeros abusos

[ONU pede ação unificada por conta das violações de direitos humanos]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A alta comissária para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, solicitou hoje (21) um esforço concertado diante dos "maiores e mais graves retrocessos" dos direitos humanos que já se viu.

"Precisamos de sociedades que, embora diversas, partilhem compromissos fundamentais para reduzir as desigualdades e fazer avançar todos os direitos humanos", afirmou a ex-presidente chilena.

Michelle também denunciou abusos contra os civis e enumerou execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, violências sexuais contra adultos e crianças, assim como deslocamentos forçados. 

A alta comissária disse esperar conseguir ainda este ano um "acesso significativo" à região chinesa do Xinjiang, na qual "continuam a aparecer informações sobre graves violações dos direitos humanos".

Ela ainda citou a Rússia, especificamente Moscou, entre as numerosas situações de retrocesso, pedindo para "respeitar os direitos civis e políticos", tendo em conta as eleições legislativas de setembro.

Bachelet também pediu a Moscou o fim da prática arbitrária de qualificar indivíduos, jornalistas e organizações não governamentais (ONG) de "extremistas", "agentes estrangeiros" ou "organizações indesejáveis". 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!