Opinião: Dia do futebol é todo dia

Data é comemorada nesta sexta (19)

[Opinião: Dia do futebol é todo dia]

FOTO: AFP

Os amantes do futebol tiveram um motivo especial para comemorar nesta sexta-feira (19). Afinal é celebrado o Dia Nacional do Futebol. A dúvida que paira no ar é porque justamente esse dia. Bom, a data não foi escolhida por acaso. Foi uma forma de homenagear o primeiro time brasileiro ainda em atividade, criado somente para o ofício do futebol.

O Sport Club Rio Grande, nasceu no dia 19 de julho de 1900, com as bandeiras em homenagem ao Rio Grande do Sul e tradicional no estado. Já chegou a ser inclusive, campeão gaúcho, vencendo nada mais nada menos que o Internacional na final do campeonato em 1936. O agregado terminou com placar de 5 a 2. Atualmente a equipe está sem divisão. Em 2014, conquistou mais um feito histórico para o futebol gaúcho. Com o título da Série B do Gauchão e é, juntamente com o Guarany Futebol Clube, da cidade de Bagé (RS), um dos únicos clubes do Rio Grande do Sul a conquistar o título de todas as Divisões estaduais, triunfando na Primeira Divisão em 1936, a Segunda Divisão em 1962 e a Terceira Divisão em 2014. Atualmente a equipe não está na disputa de nenhuma competição oficial.

Foto: Reprodução

Alguns torcedores podem ficar confusos quanto a 1º clube surgido no Brasil, já que há histórias de outros times fundados antes, tais como Vasco, Flamengo e Vitória. Mas o que eles não sabem é que os referidas equipes surgiram com clubes de remo e cricket. A Ponte Preta foi criada no mesmo ano do clube gaúcho, mas 23 dias depois, no dia 11 de agosto. 

A modalidade teve os primeiros registros de criação ainda entre 3.000 e 2.500 A.C. na China, quando homens chutavam objetos esféricos similares à uma bola, mas sem seguir regras oficiais. Posteriormente no século 19, os inglês resolveram implementar algumas regras e deram o nome de futebol a modalidade. O jogo consistia em onze homens que deveriam chutar a bola em redes que eram sustentadas por traves. Nascia assim, o maior esporte do planeta.Os ingleses que eram os professores do esporte se tornaram meros espectadores para o talento de outros países, principalmente o Brasil que foi de aluno à mestre.

O estilo de jogo, dribles e talentos individuais nos concederam o título que muitos batem no peito e se orgulham até hoje de exaltar: O país do futebol. A corte inglesa existe até hoje, mas rei dentro das quatros linhas só existe um, e como diria Dom Pedro I, para felicidade geral da nação, ele é brasileiro. O nome é Edson Arantes do Nascimento, mas o nome que o fez se tornar uma lenda é Pelé. 

Foto: Getty Images

Quem diria que o garoto nascido em uma cidade do interior de Minas iria alcançar o estrelato, com três Copas do Mundo no currículo e mais de 1281 gols na carreira. Até o que ele não conseguiu fazer é lembrado até hoje. Sempre ouvimos menções do tipo "O gol que Pelé não fez" ou aquela mais provocativa "Pelé tem mais Copas do que a Argentina". O Rei aliás é referência para nós brasileiros quando nos referimos ao melhor da história. Nossos hermanos juram que Diego Maradona é mais jogador e a disputa pelo posto de maior acirra uma rivalidade que já percorreu gerações e dura até hoje.

A única certeza que é de comum acordo entre torcedores atualmente, é que o futebol deveria ser comemorado todo dia. Após um encontro, a paixão acaba sendo a primeira vista e  o vício acaba sendo inevitável. Quando as partidas não acontecem, a crise de abstinência consome os diferentes torcedores, seja de Seleções e os clubes de coração. Desde a criação, o futebol evoluiu e se tornou muito mais que só um jogo dentro das quatro linhas. Virou uma verdadeira montanha russa de emoções inexplicáveis. Um gol no último minuto, ou ver seu time perder uma decisão de campeonato pode fazer até o torcedor mais velho chorar copiosamente feito uma criança. 

A rivalidade entre as torcidas é o que motiva e fortalece ainda mais o esporte, mas sem violência e brigas porque mancham o espetáculo. Estádios cheios, gritos de incentivo e músicas nas arquibancadas fazem dos torcedores uma das principais fórmulas de identidade do futebol.

Feliz Aniversário, Futebol Brasileiro, muitas felicidades e muitos anos de vida. Que você siga nos dando alegria, tristeza e raiva por muitos e muitos anos!!!


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!