Organização Mundial de Saúde oficializa mudança de nome da varíola dos macacos para mpox

Troca do nome tem como objetivo evitar possíveis discriminações

[Organização Mundial de Saúde oficializa mudança de nome da varíola dos macacos para mpox]

FOTO: CDC

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que irá alterar o nome da varíola dos macacos para mpox nesta segunda-feira (28). A mudança de nomenclatura vinha sendo discutida desde junho, após especialistas e grupos ligados aos direitos humanos reclamarem do cunho discriminatório do nome da doença.

Em comunicado, a organização afirmou que os dois nomes ainda poderão ser utilizados até o final de 2023. A intenção é que as pessoas se acostumem com a nova nomenclatura durante o período de transição. Ainda de acordo com a entidade internacional de saúde, o termo mpox tem a vantagem de poder ser utilizado em todas as línguas.

“Quando o surto de varíola símia se expandiu no início deste ano, a linguagem racista e estigmatizante foi observada em ambientes online e em determinadas comunidades. Isso foi relatado à OMS e vários indivíduos e países solicitaram a mudança de nome em reuniões públicas e privadas”, divulgou a OMS.

O novo nome foi oficializado depois de uma série de reuniões com especialistas de 45 países. De acordo com a OMS, contou para a decisão sobre o novo nome a pronúncia, a capacidade de utilização em diferentes idiomas e a ausência de referências a lugares ou animais.

Mudança do nome

A mudança na nomenclatura está relacionada à associação da doença aos primatas. Mas os macacos não são hospedeiros do vírus da mpox. O nome “varíola dos macacos” tem origem na década de 1950, quando o vírus foi isolado utilizando um macaco para obter sucesso na conquista científica.

Desde o aumento no número de casos de mpox, o nome tem sido usado de maneira pejorativa e preconceituosa, além de ter resultado em crimes ambientais contra macacos. Por isso, a alteração do nome foi considerada uma necessidade para as autoridades de saúde.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Lula diz ser 'grave' veto a candidata da oposição na eleição da Venezuela]

Fala ocorreu durante cerimônia de recepção ao presidente francês Emmanuel Macron

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!