Papa Francisco apresenta estado estável após cirurgia

Pontífice deve permanecer internado de cinco a sete dias

[Papa Francisco apresenta estado estável após cirurgia ]

FOTO: Reprodução/Vatican News

O Papa Francisco, de 86 anos, foi submetido a uma cirurgia abdominal no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, na tarde desta quarta-feira (7). De acordo com o professor Sergio Alfieri, líder da equipe médica responsável pelo procedimento, o Pontífice encontra-se em bom estado de saúde, consciente e vigilante.

Durante o pós-operatório, o cirurgião relatou que o Papa já contou sua primeira piada, demonstrando seu bom humor ao perguntar sobre a possibilidade de uma terceira cirurgia. Alfieri esclareceu que a cirurgia realizada há dois anos foi para tratar uma patologia benigna, a estenose diverticular, e que a atual cirurgia também é benigna, não deixando sequelas.

A internação do Papa está prevista para durar entre cinco e sete dias, levando em consideração sua idade avançada e o fato de ele já ter passado por quatro cirurgias anteriormente. O médico explicou que a decisão de realizar a cirurgia foi tomada em conjunto com outros colegas, levando em consideração a condição do paciente.

Na entrevista, Alfieri explicou que foram encontradas aderências no intestino do Papa, causando sintomas desconfortáveis. Essas aderências foram tratadas com sucesso por meio de cirurgia plástica e o uso de malha protética. Segundo o médico, o Santo Padre reagiu bem ao procedimento.

O líder da Igreja Católica já se encontra em seu apartamento no 10º andar do Hospital, local que atende pontífices desde a década de 1980. A cirurgia, chamada laparotomia, durou três horas e foi realizada sob anestesia geral. Consistiu em uma incisão na cicatriz, seguida da colocação de uma tela biocompatível para substituir a parede muscular do abdômen.

Segundo o cirurgião, o Papa não apresenta e nunca teve problemas com anestesia geral, podendo levar uma vida normal após a recuperação. Após acordar, Francisco agradeceu pelas mensagens e orações que recebeu, informando que a cirurgia ocorreu sem complicações.

Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa do Vaticano, relatou que o Papa está lúcido e atento, agradecendo as numerosas mensagens de apoio e orações que recebeu. As audiências do Papa estão suspensas até 18 de junho, mas os compromissos posteriores permanecem inalterados, por enquanto.


Comentários