Cães e gatos também podem sofrer com depressão

Veterinária alerta para possíveis alterações nos pets

[Cães e gatos também podem sofrer com depressão ]

FOTO: Divulgação

O Brasil é a nação da América Latina com mais pessoas deprimidas. Já são quase 12 milhões de pessoas sofrendo com a doença. No entanto, cães e gatos também são acometidos com o transtorno. De acordo com a veterinária Luana Sartori, profissional responsável pela Monello Select.

Ainda segundo Sartori, traumas, abandono, a presença de um novo membro, mudança de ambiente e solidão são algumas das causas da depressão nos animais. “A tristeza profunda acomete cães e gatos que passam por experiências difíceis, por sustos grandes ou que ficam muito tempo sozinhos. Cada animal responde de uma forma a esses fatos expostos”, pontuou.

“A falta de interesse pelas coisas também pode ser sinal da doença. Ficar muito agitado, rejeitar carinhos do tutor, destruir objetos da casa, urinar em local diferente e latir em demasia também podem indicar um transtorno depressivo”, acrescentou.

O dono precisa estar atento às mudanças no pet, seja física ou de comportamento, e percebendo qualquer alteração, o recomendado é consultar o veterinário. “Muitos desses sintomas estão relacionados com outras doenças mais graves, que exigem tratamento imediato. Por isso, é sempre importante que o animal esteja com as vacinas em dia e frequente um especialista regularmente”, alertou.

O tratamento varia de acordo com cada caso, mas pode ser necessário o uso de medicamentos alopáticos - que têm ação específica nos sintomas. “O ambiente em que o animal vive deve ser limpo diariamente e, claro, protegido da chuva. É importante que os bichinhos aproveitem o sol, mas com cuidado para evitar o câncer de pele, especialmente nos gatinhos brancos. Todos esses fatores influenciam no bem estar do pet”, concluiu.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!