Pará investiga uma morte e três casos suspeitos da doença de Haff

 Em 2021, foram 25 casos confirmados no estado

[Pará investiga uma morte e três casos suspeitos da doença de Haff]

FOTO: José Cruz/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Pará investiga quatro casos suspeitos da doença de Haff, conhecida como doença da 'urina preta'. Três casos são acompanhados e outro paciente, que tinha outras comorbidades, morreu, zona rural de Óbidos.  Em 2021, foram 25 casos confirmados no estado. 

Nos casos suspeitos, os pacientes apresentaram sintomas como dor muscular intensa, abdominal e urina escura após o consumo de peixe da espécie pacu. As amostras foram coletadas para análise na Vigilância Epidemiológica da cidade. 

A secretaria emitiu um alerta epidemiológico para os profissionais de saúde da rede pública e privada para identificação e informação de casos suspeitos para aplicação de medidas. Os moradores também foram orientados a evitar o consumo de pescados como pirapitinga (Piaractus brachypomus), tambaqui (Colossoma macropomum) e pacu (Piaractus mesopotamicus).

A doença de Haff está associada ao consumo desses pescados de água doce, por conta da presença de uma toxina que provoca a síndrome. Mas também pode estar relacionada ao consumo de crustáceos, como o camarão.
 


Comentários