Parlamento holandês aprova moção contra acordo UE-Mercosul

Risco de desmatamento na Amazônia é apontado como justificativa

[Parlamento holandês aprova moção contra acordo UE-Mercosul]

FOTO: Reprodução/Internet

O Parlamento da Holanda aprovou pela primeira vez uma moção contra a ratificação do acordo comercial firmado entre o Mercosul e a UE (União Europa) no ano passado. O argumento central para rejeição ao acordo foi o risco de que o desmatamento na Amazônia cresça com a parceria.  

A votação na Câmara dos Deputados da Holanda ocorreu na noite de quarta-feira (3). A moção foi apresentada pelos ecologistas do Partido pelos Animais e pede ao governo holandês que se oponha ao tratado em todas as instâncias europeias.

Para que entre em vigor, o acordo precisa ser aprovado no Parlamento europeu e nos congressos nacionais de cada país que integra a UE, além de obter aval nos legislativos dos países do Mercosul. Até agora, não há indicação de que governos europeus estejam dispostos a ratificá-lo.

Reações

O acordo também enfrenta resistência em outros países. No fim de agosto do ano passado, o presidente francês, Emmanuel Macron, que havia decidido bloquear o acordo UE-Mercosul, acusando o presidente Jair Bolsonaro de minimizar as preocupações com as mudanças climáticas, o que atraiu críticas da Alemanha e do Reino Unido.

O primeiro-ministro da Irlanda igualmente ameaçou votar contra o acordo e atribuiu sua posição ao fato de o Brasil não respeitar seus "compromissos ambientais". No mês passado, a deputada alemã Yasmin Fahimi,  presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha, disse que não via como conciliar as política do presidente Jair Bolsonaro com as exigências para o acordo UE-Mercosul nas áreas de desenvolvimento sustentável e direitos humanos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Rio Grande do Sul tem 8 das 10 cidades com maior volume de chuvas no mundo em 24 horas]

Os temporais devem continuar nos próximos dias e outros cidades do estado podem superar os 200 mm, prevê Inmet

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!