Patchwork: A clássica técnica vira tendência de moda!

[Patchwork: A clássica técnica vira tendência de moda! ]

FOTO: Dior

O trabalho com retalhos, ou em inglês, patchwork (patch = remendo/ work = trabalho) existe a muitos séculos, e é uma das técnicas artesanais mais antigas. Antigamente, o patchwork era utilizado para confecção de tapetes, almofadas e outros artigos de decoração de ambientes, mas logo migrou também para as roupas. 

Quando se pensa em patchwork, a maioria das pessoas tem a seguinte imagem mental: uma senhora costurando colchas e outros acessórios domésticos, à mão ou com a ajuda de uma máquina de costura. De fato, o patchwork está muito ligado à tradição, sendo ensinado por mulheres de geração em geração. Historicamente, essa técnica foi muito importante em períodos de escassez de tecidos, como na quebra da Bolsa de Valores em 1929, ou na Segunda Guerra Mundial. 

 

 

Moda e tradição nem sempre andam juntas, afinal, quando pensamos em moda, pensamos em novidades a cada nova estação. Porém, as atuais preocupações ambientais que tem tomado conta da moda como um todo tem dado ao patchwork um lugar de destaque, afinal, a partir dessa técnica é possível reaproveitar retalhos de tecidos das mais variadas formas possíveis. 

Desfiles de marcas como Dior e Dolce&Gabbana já apostavam no patchwork ainda na Semana de Moda de Paris de 2018: 

 

 

A técnica chama a atenção pelas suas infinitas possibilidades de combinação de texturas e cores, além de proporcionar a criação de peças únicas, que dificilmente serão reproduzidas de maneira exata, o que atrai os consumidores que buscam exclusividade nas roupas! Não é à toa que diversas marcas queridinhas das fashionistas tem apostado na padronagem do patchwork, como é o caso da Supreme (foto abaixo). 

 

 

O patchwork também chama a atenção de quem curte customizar, o que é outra forte tendência do mercado de moda atual! Com uma jaqueta ou calça jeans antiga e um par de retalhos de tecidos coloridos, é possível criar infinitamente: 

 

 

Quem não curte a pegada colorida, encontra no jeans o principal aliado do patchwork. O tecido permite aplicações mais casuais e modernas para a técnica, que ganha um ar cool e fashion. Os diversos tons de azul do jeans proporcionam desenhos super interessantes para as roupas feitas em patchwork! Algumas marcas curtem tanto o resultado que trabalham apenas com essa pegada, como é o caso da brasileira Think Blue. 

 


Comentários