Patinho Feio: primeiro computador brasileiro completa 50 anos de criação

Dispositivo foi desenvolvido por cerca de 15 profissionais na Poli-USP

[Patinho Feio: primeiro computador brasileiro completa 50 anos de criação ]

FOTO: Divulgação/Poli-USP

Há 50 anos nascia o Patinho Feio, o primeiro computador brasileiro, desenvolvido por cerca de 15 profissionais na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O aparelho, que tinha apenas 4 kilobytes de armazenamento, não contava com tela, mouse, nem a maioria das funções dos computadores atuais. Mas serviu para dar início à indústria brasileira de equipamentos digitais.

Por não ter a maioria das funções de hoje, o Patinho Feio era controlado por um painel com botões e chaves liga-desliga que enviavam códigos binários (0 e 1) para rodar pequenos programas.

O dispositivo usava um sistema de entrada e saída com periféricos, ou seja, aparelhos que ficam conectados à máquina. Nesse projeto, os acessórios serviam para salvar e iniciar programas.

Os programas eram salvos em fitas perfuradas impressas, um tipo de máquina de escrever que enviava e recebia mensagens por telégrafo. O minicomputador pesava cerca de 60 kg.

E para celebrar cinco décadas da criação, nos próximos meses serão realizadas exposições e visitas programadas de estudantes para mostrar os avanços da tecnologia e destacar a importância de ter investimentos na universidade pública.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Maio Roxo: conheça  as doenças inflamatórias intestinais de caráter imunomediado que mais afetam a população! ]

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!