/

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Paulo Coelho e esposa se oferecem para cobrir gastos de festival de jazz reprovado pela Funarte

Notícias
Cultura

Paulo Coelho e esposa se oferecem para cobrir gastos de festival de jazz reprovado pela Funarte

Segundo Mario Frias, grupo queria dinheiro para realizar evento com viés político e ideológico

Por Da Redação
Paulo Coelho e esposa se oferecem para cobrir gastos de festival de jazz reprovado pela Funarte
Foto: Reprodução/Twitter

O escritor Paulo Coelho, de 73 anos, e a esposa, a artista plástica Christina Oiticica, de 69, se ofereceram para cobrir os gastos de um festival de jazz da Bahia que foi reprovado pela Funarte de ter apoio da Lei Rouanet. 

O anúncio foi feito em sua conta mo Twitter oficial, na madrugada desta quarta-feira (14), onde Coelho postou uma foto ao lado de Christina, com quem divide uma fundação, e afirmou que vai cobrir os R$ 145 mil solicitados via Lei Rouanet. 

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) citou Deus em um parecer técnico para reprovar o pedido de apoio do Festival de Jazz do Capão via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). No documento, a Funarte também menciona uma publicação em rede social em que o evento se posiciona como "um festival antifascista e pela democracia", para embasar o parecer de indeferimento do pedido.

“Destarte, conforme consta no link https://www.facebook.com/FestivJazzCapao/, localizamos uma postagem do dia 1º de junho de 2020, com uma imagem, contendo um slogan para 'divulgação', com a denominação de Festival de Jazz do Capão, na plataforma Facebook, a qual complementou os fundamentos para emissão deste Parecer Técnico. Para tanto, printamos a imagem e a mesma foi encaminhada para à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, para upload no Salic, como complementação da apreciação deste parecer”, diz trecho do documento.

O secretário especial da Cultura, Mario Frias, também se manifestou em sua conta no Twitter sobre a reprovação do festival, e acusou que o evento queria dinheiro para realizar um festival com viés político e ideológico.

"A matéria do Jornal Nacional é uma tentativa de criar um factoide em cima de uma decisão técnica. Os organizadores do evento disseram publicamente que iriam realizar um festival político e, para isso, queriam dinheiro [sic] da Cultura", postou ele.

"Não aceitarei que a cultura nacional seja rebaixada a condição de panfletagem partidária. A lei é bastante clara, apenas eventos culturais serão financiados com a verba federal da Rouanet. Vocês não irão me intimidar com assassinato de reputação. É inacreditável que estejamos discutindo os motivos de não se autorizar verba pública da Cultura para um evento que se propõe a falar sobre política, num combate a um fascismo imaginário", completou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102