Pentágono diz monitorar um balão espião chinês que sobrevoa os EUA

Departamento de Defesa considerou abater o aparato, mas decidiu evitar riscos

[Pentágono diz monitorar um balão espião chinês que sobrevoa os EUA]

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

O Pentágono monitora um balão espião chinês que sobrevoa o território dos Estados Unidos, informou um alto funcionário da Defesa norte-americana na última quinta-feira (2). Após um pedido do presidente Joe Biden, o Departamento de Defesa considerou abater o aparato, mas decidiu não fazê-lo devido aos potenciais riscos para as pessoas em solo.

Além dos Estados Unidos, o governo do Canadá também continua monitorando a situação. O balão sobrevoa há vários dias seus territórios e áreas militares sensíveis, o que provocou um novo momento de tensão entre Washington e Pequim poucos dias antes de uma visita do chefe da diplomacia americana à capital da China.

O Pentágono anunciou na quinta-feira a presença do balão no espaço aéreo americano. O governo canadense informou que investigava um "potencial segundo incidente". A China, por sua vez, afirmou que está verificando as informações, mas pediu para que os países "não façam conjecturas ou exagerem a questão até que os fatos estejam claros".

"A China é um país responsável e sempre cumpre de maneira rigorosa a lei internacional. Não temos a intenção de violar o território ou espaço aéreo de nenhum país soberano", disse a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[PM recupera veículos roubados em Valéria]

Suspeitos que andavam como motos com placas clonadas foram presos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!