Pesquisa aponta que apenas 10% dos executivos são do gênero feminino e 8% são pretos ou pardos

Estudo ouviu 128 pessoas, integrantes de companhias com pelo menos R$ 1 bilhão em faturamento

[Pesquisa aponta que apenas 10% dos executivos são do gênero feminino e 8% são pretos ou pardos]

FOTO: Reprodução

De acordo com a pesquisa “O Perfil do CFO no Brasil 2021”, realizada pelo Insper em parceria com a Assetz Expert Recruitment, apenas 10% dos executivos são do gênero feminino e 8% são pretos ou pardos. O estudo ouviu 128 pessoas, integrantes de companhias com pelo menos R$ 1 bilhão em faturamento e que estão na lista Exame de 2019 das 500 maiores do Brasil. 

Entre os participantes, apenas um CFO (cadeira de diretor financeiro) se encaixou nos dois principais grupos minoritários: mulher e negra. No geral, a pesquisa apontou que os diretores financeiros das empresas brasileiras são majoritariamente brancos (85%), homens (90%) e com idade média de 47 anos. A maioria é formada em cursos de administração (46%), ciências econômicas (21%) ou engenharia (20%), sendo que 70% tem pós-graduação.

Em questão de diversidade, os números são piores do que os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua). Em 2019, as mulheres ocupavam 37,4% dos cargos gerenciais. Um ano antes, 30% dos profissionais negros trabalhavam em posições de liderança.

A pesquisa também abordou que a desigualdade entre mulheres e homens, negros e brancos, pode ser observada no caminho percorrido por estes executivos até o cargo de chefia no mercado financeiro. Uma minoria das profissionais mulheres teve acesso à educação superior pública (31%), contra 40% dos negros e 42% dos demais grupos.

As diretoras também estão há menos tempo no cargo: em média, atuam como CFOs há cinco anos, enquanto os negros estão há sete anos e os demais grupos há cerca de oito anos. Por outro lado, a maioria delas (85%) chegou à cadeira através de promoção interna da empresa, enquanto o mesmo ocorreu com apenas 30% dos executivos negros e 47% dos demais grupos.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!