Pesquisa da CNI aponta que atividade industrial voltou a ter crescer em novembro

Mesmo com resultado positivo, crescimento apresentado teve ritmo menor que outubro

[Pesquisa da CNI aponta que atividade industrial voltou a ter crescer em novembro]

FOTO: Reprodução/CNI

A atividade industrial voltou a apresentar crescimento em novembro, embora num ritmo de alta menor que o verificado em outubro deste ano. Os dados são da Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta-feira (17), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em novembro, o índice de evolução da produção ficou em 53,1 pontos ante os 58,3 pontos registrados no mês anterior. Apesar do ritmo mais lento, o indicador ainda reflete aumento da produção, porque está acima da linha divisória dos 50 pontos.  

A CNI destaca que novembro costuma ser um mês de redução da atividade industrial e a comparação com outubro geralmente é negativa. "A indústria segue com atividade acima do usual para o mês, o que vem acontecendo notadamente desde setembro", diz o documento. "Apesar do índice de novembro ser 5,2 pontos menor na comparação com outubro, pode-se afirmar que o crescimento da produção foi intenso e disseminado, pois o índice de difusão segue distante da linha divisória de 50 pontos", completa. 

Os índices que medem a utilização da capacidade instalada (UCI) permaneceram elevados em novembro, atingindo 73%. Segundo a sondagem, isso reforça a conclusão que a indústria está operando em um nível de atividade aquecido. Na comparação com outubro, houve uma queda de um ponto porcentual na UCI, a primeira após seis meses consecutivos de alta no índice. Mesmo assim, a UCI de novembro é 3 pontos porcentuais superior à verificada em novembro de 2019 e superada o registrado nos meses de novembro desde 2014, quando o indicador foi também de 73%.

Apesar das altas seguidas de produção, os estoques continuaram em queda em novembro e abaixo do nível planejado para o mês, o que reflete, segundo a Sondagem, crescimento das vendas acima da produção. O indicador que mede o nível de estoque efetivo em relação ao planejado aumentou de 43,3 pontos para 44,1 pontos. O índice de evolução do nível de estoques ficou em 45,8 pontos no mês, um pouco superior ao de outubro, mas abaixo dos 50 pontos, indicando evolução negativa, ou seja, diminuição dos estoques de produtos finais em novembro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!