/

Home

/

Notícias

/

Tecnologia

/

Pesquisa explica surgimento dos primeiros dinossauro voadores

Notícias
Tecnologia

Pesquisa explica surgimento dos primeiros dinossauro voadores

Pequeno lagerpetídeo deu origem ao primeiro vertebrado capa de voar

Por Da Redação
Pesquisa explica surgimento dos primeiros dinossauro voadores
Foto: Reprodução

Os pterossauros foram os primeiros vertebrados a voarem os céus há 150 milhões de anos. O que não se sabia era a origem do animal, que são a evolução de um pequeno bípede terrestre, o lagerpetídeo. “Nunca foram encontrados fósseis de pterossauros que não tivessem mecanismos de voo”, disse o principal autor do estudo publicado na Nature, o paleontólogo argentino Martín Ezcurra, do Museo Argentino de Ciencias Naturales Bernardino Rivadavia. 

Em 1980, estudos confirmaram que esses dinossauros se assemelhavam à aves já que batiam asas e andavam sobre os membros posteriores. Na mesmo época, surgiu a hipótese de ue seus parentes mais próximos seriam os lagerpetídeos, mas não havia evidências para a comprovação da história.

Eles viveram entre 237 e 210 milhões de anos atrás; seu tamanho variava entre dez centímetros a um metro e seu peso não devia exceder os cinco quilos. Seus fósseis são difíceis de encontrar (a maioria, de membros posteriores) e estão espalhados por Brasil, Argentina, EUA e Madagascar.

Para chegar a essa conclusão do parentesco, uma equipe internacional de paleontólogos examinaram dezenas de fosseis espalhados pelo mundo. Nos últimos 15 anos, pelo menos cinco grupos de pesquisa de seis países e três continentes se uniram para tentar preencher as lacunas ainda abertas na história evolutiva do pterossauro.

A identificação recente de crânios e membros anteriores semelhantes aos dos pterossauros impulsionou a revisão da árvore genealógica. O uso de técnicas avançadas, como varredura micro-tomográfica (µCT) permitiu reconstruir o cérebro e os sistemas sensoriais dos lagerpetídeos.

Os lagerpetídeos tornaram-se ancestral dos pterossauros pelo perfil exigido: pequenos lagartos bípedes que andavam como os pássaros, com as proporções de seus membros delgados, bem como a forma de suas costas, consistentes com o corpo de uma ave.

Os lagerpetídeos tinham os ossos da mão longos, um primórdio da adaptação ao voo, e compartilhavam características específicas com os pterossauros, como estruturas complexas de sua caixa craniana e do ouvido interno.

Para o paleontólogo, Kevin Padian, os resultados preenchem muitas lacunas e indica que o pequeno réptil terrestre gerou o primeiro vertebrado capaz de voar. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102