Pesquisa revela benefícios do feijão para a saúde de pacientes com câncer colorretal

Estudo da Universidade do Texas destaca a aceleração da recuperação pós-cirúrgica com inclusão do grão na dieta

[Pesquisa revela benefícios do feijão para a saúde de pacientes com câncer colorretal]

FOTO: Pexels

Uma pesquisa conduzida pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revelou novos benefícios do feijão para a saúde de pessoas que passaram por cirurgias decorrentes de câncer colorretal. Publicado nesta sexta-feira (1º/12) na revista científica The Lancet, o estudo destaca que a inclusão dos grãos na alimentação acelera a recuperação dos pacientes.

O estudo comparou 48 pacientes, divididos em dois grupos iguais, monitorados durante oito semanas. Metade incluiu diariamente uma xícara de feijão branco enlatado cozido sob pressão, enquanto os demais mantiveram suas dietas habituais, sem adições.

Durante o período de observação, os pacientes foram submetidos a exames de fezes e de sangue. Os resultados mostraram que aqueles que consumiram feijão apresentaram um aumento significativo de diversas bactérias benéficas para o intestino, incluindo Faecalibacterium, Eubacterium e Bifidobacterium.

A epidemiologista Carrie Daniel-MacDougall, líder do estudo, enfatiza que observar mudanças na diversidade do microbioma intestinal apenas por intervenção dietética é algo incomum. Ela destaca: "Aumentar a proporção de bactérias benéficas resulta na diminuição de patógenos nocivos, acelerando a recuperação dos pacientes e reduzindo o risco de inflamação".

Os pesquisadores ressaltam a relevância dessas descobertas para a saúde pós-cirúrgica de pacientes que enfrentam o câncer colorretal, evidenciando o potencial do feijão como um aliado importante na promoção da saúde intestinal.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Oficina gratuita de Escrita Criativa segue com inscrições abertas até hoje (03)]

Com aulas presenciais entre os dias 11 e 14 de março, a atividade será ministrada pelo crítico de cinema Rafael Carvalho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!