Pesquisadores associam origem da Covid-19 a cães-guaxinins no mercado de Wuhan

Descobertas foram relatadas pela revista Atlantic

[Pesquisadores associam origem da Covid-19 a cães-guaxinins no mercado de Wuhan]

FOTO: Reprodução/Pixabay

A origem da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ainda é investigada pela comunidade científica. Recentemente, um grupo internacional de pesquisadores afirmou que dados genéticos apontam que o início da pandemia pode estar associado a cães-guaxinins comercializados no mercado em Wuhan, na China.

O surgimento do SARS-CoV-2 foi observado pela primeira vez quando casos de pneumonia de causa desconhecida foram detectados na cidade chinesa. Durante as primeiras semanas da epidemia em Wuhan, observou-se uma associação entre os primeiros casos e o Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Wuhan “Huanan”. 

Os casos foram relatados principalmente em trabalhadores e vendedores do local. Autoridades fecharam o mercado em 1º de janeiro de 2020 para saneamento e desinfecção ambiental. O mercado, que vendia predominantemente produtos aquáticos e frutos do mar, foi inicialmente suspeito de ser o epicentro da epidemia, sugerindo um evento na interface homem-animal. 

Investigações retrospectivas identificaram casos adicionais com início da doença em dezembro de 2019, e nem todos os casos iniciais relataram uma associação com o Mercado de Huanan. Uma nova análise de sequências genéticas coletadas no mercado chinês mostra que cães-guaxinins vendidos ilegalmente no local podem carregar e possivelmente ter espalhado o vírus desde o final de 2019. As descobertas foram relatadas pela revista Atlantic. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!