Pesquisadores descobrem que remédio para cólica menstrual tem efeito para tratar esquistossomose

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Guarulhos

[Pesquisadores descobrem que remédio para cólica menstrual tem efeito para tratar esquistossomose]

FOTO: Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Guarulhos descobriram que o ácido mefenâmico (nome comercial Ponstan), medicamento amplamente utilizado para cólica menstrual,  pode ser eficiente para o tratamento da esquistossomose. 

Após passar por testes em laboratório e experimentos com animais, faltam testes clínicos em humanos para que anti-inflamatório possa ser receitado também para combater a verminose.

A pesquisa mostrou que o Ponstan reduziu em mais de 80% a carga parasitária em camundongos infectados com o verme Schistosoma mansoni. Segundo os pesquisadores, esse percentual ultrapassa o “padrão ouro” estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para novos medicamentos.

O estudo de reposicionamento de fármaco desenvolvido na Universidade de Guarulhos começou com a análise de 73 não esteroidais comercializados no Brasil e em outros países. O ácido mefenâmico foi o que apresentou resultados mais promissores como antiparasitário. A descoberta, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi publicada na revista EbioMedicine, do grupo Lancet.

Atualmente, só existe um remédio para o tratamento da esquistossomose, o praziquantel. A eficácia do ácido mefenâmico pode ser até maior do que o antiparasitário disponível pois, ele atuou também na fase larval do parasita. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Terra plana: Datafolha aponta que bolsonaristas e lulistas empatam em crença]

Entre os eleitores de Bolsonaro, 8% acreditam na teoria, enquanto no caso de Lula, são 7%

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!