/

Home

/

Notícias

/

Tecnologia

/

Pesquisadores desenvolvem filtro capaz de converter água do mar em água potável em meia hora

Notícias
Tecnologia

Pesquisadores desenvolvem filtro capaz de converter água do mar em água potável em meia hora

Projeto conseguiu atingir um TDS de menos de 500 mg/L em 30 minutos

Por Da Redação
Pesquisadores desenvolvem filtro capaz de converter água do mar em água potável em meia hora
Foto: Reprodução

Pesquisadores internacionais desenvolveram uma tecnologia capaz de converter grandes volumes de água do mar em água potável em menos de 30 minutos. De acordo com o comunicado da Universidade Monash, pessoas em todo o mundo poderiam usar a energia solar para a conversão, que se torna mais eficiente que as atuais práticas de dessalinização. 

Como funciona?
O filtro projetado pode gerar centenas de litros de água potável por dia e requer apenas luz solar direta para purificar, tornando o processo energeticamente eficiente, de baixo custo e sustentável.

Compostos organometálicos (MOF) — íons metálicos que formam um material cristalino — são usados para fabricar o filtro.

Durante o processo de dessalinização, o filtro, que leva o nome de PSP-MIL-53, primeiro atrai e retém moléculas dos sais da água e é então colocado sob a luz do sol para regenerar o sal. Esse processo leva menos de quatro minutos, e então o filtro pode atrair o sal da água novamente.

Uma água potável de qualidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve ter um sólido dissolvido total (TDS) de menos de 600 miligramas por litro (mg/L). Os pesquisadores conseguiram atingir um TDS de menos de 500 mg/L em apenas meia hora. Este processo foi capaz de filtrar partículas nocivas da água e gerar 139,5 litros de água limpa por quilo de MOF por dia.

"Devido à disponibilidade de água do mar e água salobra — aquela que tem mais sais dissolvidos do que a água doce, mas menos do que a água do mar —, como os processos de dessalinização são confiáveis, a água tratada pode ser integrada aos sistemas aquáticos com riscos mínimos para a saúde ", diz o professor Wang, do Departamento de Engenharia Química da Monash University.

"A energia solar para filtragem é usada há muito tempo, onde a água evapora e se condensa para produzir água doce. Mas leva muitas horas para produzir água suficiente para uso doméstico. Usamos a luz solar para reciclar nosso material, e leva apenas alguns minutos ", explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102