Pesquisadores revelam em estudo o processo de infecção celular pelo coronavírus

Conhecimento pode contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos

[Pesquisadores revelam em estudo o processo de infecção celular pelo coronavírus]

FOTO: Divulgação

Pesquisadores brasileiros registraram em imagens de microscopia os detalhes do processo de infecção do coronavírus em células. O estudo utilizou células Vero, amplamente estudadas na compreensão dos mecanismos de infecção viral e no desenvolvimento de potenciais tratamentos contra doenças. 

O estudo foi liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)e publicado na revista científica Viruses. No artigo, mostram como o vírus invade a célula, além de identificar onde ocorrem importantes etapas da replicação viral e o momento de liberação das novas partículas virais, capazes de infectar outras células. 

O trabalho reúne conhecimentos sobre o processo da infecção, que pode contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos.

As imagens foram obtidas através de microscópios de última geração disponíveis no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e no Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cenabio/UFRJ).

O estudo ainda contou com a participação de pesquisadores do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral do IOC/Fiocruz e dos laboratórios de Vírus Respiratórios e do Sarampo e de Imunofarmacologia do Instituto. A pesquisa também teve colaboração de especialistas do Núcleo de Laboratórios de Microscopia do Inmetro, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) e da UFRJ.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!