PF cumpre mandados contra governador de Santa Catarina por desvios na compra de 200 respiradores durante a pandemia

O contrato sob suspeita movimentou R$ 33 milhões

[PF cumpre mandados contra governador de Santa Catarina por desvios na compra de 200 respiradores durante a pandemia ]

FOTO: Reprodução

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumprem mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (30), contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), e outros dois ex-integrantes do governo estadual.

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Benedito Gonçalves determinou medidas cautelares com o objetivo de subsidiar o inquérito que apura fraudes na compra de respiradores para enfrentamento da pandemia da covid-19 no Estado. O contrato sob suspeita movimentou R$ 33 milhões.

Os agentes buscam provas da relação entre o governador, sua equipe, e empresários que venderam 200 respiradores ao estado de Santa Catarina. As investigações revelaram indícios de participação do chefe do Executivo estadual na contratação da empresa Veigamed.

Impeachment

O governador Carlos Moisés, além do desgaste pelas acusações de desvios na pandemia, sofre com outra crise interna, que pode tirá-lo do cargo.

A comissão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, no último dia 15, o relatório que recomenda a instauração do processo de impeachment do governador e da vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido), por crime de responsabilidade.

De acordo com a denúncia, eles são acusados de conceder aumento aos procuradores do Estado por meio de um procedimento administrativo sigiloso e ilegal, sem autorização legislativa.

A investigação que levou à operação da PF e MPF desta quarta também motivou a abertura de um segundo processo de impeachment contra Carlos Moisés e a vice.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!