PIX: conheça o novo sistema de pagamentos

Sistema começa a funcionar no dia 16 de novembro

[PIX: conheça o novo sistema de pagamentos]

FOTO: Reprodução

O PIX é um novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central para facilitar as transações financeiras. Não se trata de um aplicativo, apenas funciona com as contas que o cliente já tem em alguma instituição financeira.

A expectativa é que sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. A quantia cai instantaneamente. E assim, com o PIX, será possível realizar transferências de dinheiro entre pessoas físicas ou jurídicas.

O cadastramento será iniciado a partir da próxima segunda-feira (5), mas alguns bancos já estão fazendo o pré-cadastro, pelo site ou aplicativo da instituição bancária.

A chave PIX é a "identificação" do usuário no sistema e pode ser um e-mail, número do CPF, número do telefone ou um código de números e letras aleatório.

O usuário pode ter chaves em mais de uma instituição bancárias, mas só pode ter uma modalidade por banco. Por exemplo, se o CPF for cadastrado em determinado banco, ele só poderá ser usado lá. Logo, o cliente que tiver conta em mais de um banco deverá cadastrar uma chave PIX para cada um deles.

O PIX começa a operar no dia 16 de novembro, de acordo com o Banco Central. E em 3 de novembro, começa uma fase de testes, em que alguns usuários serão selecionados pelos bancos e financeiras para iniciar as operações, que serão liberadas em horários restritos.

Essas operações não serão cobradas para pessoas físicas, mas para pessoas jurídicas haverá uma cobrança de taxa para transferências. Também haverá limite de transações por dia, para diminuir o risco de fraudes e lavagem de dinheiro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!