Plant Based: a dieta com base em alimentos da terra

Alimentação mais baseada em vegetais fornece ótima quantidade de fibras e antioxidantes

[Plant Based: a dieta com base em alimentos da terra]

FOTO: Amanda Vieira

Plant based não é exatamente um novo termo para dieta vegana ou vegetariana. Quem explica melhor é a nutricionista Clarissa Doimo, uma das precursoras na cidade, especialista em Alimentação Vegetariana pela Sociedade Vegetariana Brasileira. A dieta, ela explica, é baseada em plantas busca na medida do possível e praticável obter os alimentos em sua versão natural e integral, e a opção orgânica entra também como um escolha consciente dentro dessa alimentação, mas não é a base da dieta. 

Uma alimentação plant based é variada e o fundamento central é que a base de tudo é a terra (frutas, legumes, verduras, sementes, nuts, grãos, leguminosas etc). Ou seja, esse tipo de alimentação não necessariamente exclui proteína animal.

Os benefícios são muitos, conta Clarissa. “Melhora de disposição, maior vitalidade, manutenção de níveis adequados de açúcares e gorduras no sangue, melhora da saúde intestinal são os principais benefícios relatados pelas pessoas que iniciam esse tipo de alimentação”.

Além disso, segundo a nutricionista, uma alimentação mais baseada em vegetais fornece ótima quantidade de fibras e antioxidantes, substâncias que auxiliam na prevenção das principais doenças que mais matam no mundo: diabetes, câncer, doença cardiovascular. Sobre a pergunta mais frequente sobre esta alimentação, se pode consumir carne, Clarissa explica que sim. “A ideia da dieta plant based é excluir ou diminuir na medida do possível e praticável o consumo de alimentos de origem animal. Portanto, existem pessoas que seguem a dieta plant based mas ainda consomem carnes em uma frequência mais baixa (1-2x ou até 3x na semana) e no restante dos dias opta por uma alimentação mais baseada em vegetais”.

Não existe uma regra definida, completa a nutricionista. A ideia é diminuir o consumo conforme a disposição da pessoa. “Qualquer diminuição dos alimentos de origem animal já pode trazer benefícios. Porém é sempre importante consultar uma nutricionista especialista no assunto para uma educação alimentar a fim de entender as combinações certas dos vegetais”.

Ela também fala dos benefícios mais imediatos ao corpo por meio da plant based. Melhora de disposição, maior vitalidade, manutenção de níveis adequados de açúcares e gorduras no sangue, melhora da saúde intestinal são os principais benefícios relatados pelas pessoas que iniciam esse tipo de alimentação. “Uma alimentação mais baseada em vegetais fornece ótima quantidade de fibras e antioxidantes, substâncias que auxiliam na prevenção das principais doenças que mais matam no mundo: diabetes, câncer, doença cardiovascular”, revela.

ROCAMBOLE DE LENTILHA
1 xícara (de chá) de lentilha crua
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
2 folhas de louro
3 colheres (de sopa) de azeite
5 dentes de alho bem picados
1 xícara (de chá) de cebola bem picada
2 colheres (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
sal a gosto

Recheio:
2 xícaras de molho de tomate natural
6 unidades de vagem grandes
6 palitos de cenoura
Papel manteiga ou papel alumínio  

Modo de Preparo:
Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra essa água, lave e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar. Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto.  Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar. Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem. Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente. Enquanto isso, prepare o molho de tomate natural (cozinhe os tomates com água e depois bata ou compre molho de tomate natural). Você pode também cozinhar 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.

Pré-aqueça o forno a 240º C e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40 cm sobre uma superfície limpa.
Distribua a mistura de lentilha até formar um retângulo com cerca de 30 cm x 20 cm e aperte bem, ajeitando as laterais. Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole. Procure deixar o rocambole bem firme e para isso aperte bem. Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele.
Leve para assar por 30 minutos a 240º C e em seguida retire do forno.
Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir.
Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto.
Regue com azeite para servir.

SALPICÃO VEGANO 
1 xícara (de chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (de chá) de maçã picada
1/2 xícara (de chá) de milho em conserva
1/2 xícara (de chá) de salsão bem picado
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1 xícara (de chá) de cubinhos de batata cozidos
1 xícara (de chá) de ervilha
1/2 xícara (de chá) de uva passa (opcional)
1/2 xícara (de chá) de maionese vegana (prefira as versões naturais, mas também existem opções prontas no mercado)
1 colher (de sopa) de mostarda
Suco de meio limão
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal e pimenta moída a gosto
Batata palha (opcional)

Modo de preparo:
Lave e pique os ingredientes. Também cozinhe os cubinhos de batata em água quente até ficarem macios (basta atravessar uma faca por eles com facilidade). Para preparar o salsão, retirei a casca com uma faca e depois piquei bem. Em uma vasilha grande, coloque a cenoura ralada, a maçã verde picada, o milho, o salsão, a azeitona picada, os cubinhos de batata cozidos, a ervilha, a uva-passa. Adicione a maionese vegana de sua preferência, a mostarda, o suco de limão, a salsinha e cebolinha picadas e tempere com sal e pimenta moída a gosto. Misture bem, cubra com um plástico e deixe na geladeira por pelo menos duas horas antes de servir. Coloque em uma travessa e se quiser, salpique batata palha por cima.


Comentários