Plenário do Senado aprova reconhecimento do Holodomor, genocídio ucraniano pelo regime soviético

O projeto segue para a Câmara dos Deputados

[Plenário do Senado aprova reconhecimento do Holodomor, genocídio ucraniano pelo regime soviético]

FOTO: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou, na terça-feira (26), o projeto de lei do senador Álvaro Dias (Podemos-PR), que reconhece o extermínio de milhões de ucranianos, entre 1932 e 1933, por inanição. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, o Holodomor, que significa a grande fome, será lembrado no Brasil no quarto sábado de novembro. Historiadores estimam que entre 3,5 milhões e 7 milhões de ucranianos morreram depois que o líder da União Soviética, Joseph Stalin, decidiu confiscar toda a produção da Ucrânia após resistência de seus camponeses.

O relator do projeto, Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), afirmou lembrar o genocídio dos ucranianos é uma forma de não permitir que esse crime se repita. "O Holodomor foi um dos momentos marcantes do século XX, e reconhecer sua existência e seu caráter equivalente a genocídio é imperioso para trazer a tona a história, promover o respeito pelos direitos humanos e ajudar a evitar catastrófes similares no futuro".

O senador Flávio Arns (Podemos-PR) ainda ressaltou o sofrimento do povo ucraniano no decorrer das décadas. "Novamente, hoje, o país sendo destruído, vidas sendo ceifadas, famílias separadas, em função de uma agressão brutal a um povo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!