Preços da indústria sobem 1,94% em abril, afirma IBGE

No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa ficou em 18%

[Preços da indústria sobem 1,94% em abril, afirma IBGE]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria, registrou alta de 1,94% em abril, informou nesta quinta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse percentual revela um recuo na passagem de fevereiro para março, quando houve alta de 3,12%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa ficou em 18%.

Com base no indicador, as quatro maiores variações foram observadas nas indústrias extrativa (-11,54%); refino de petróleo e biocombustíveis (6,57%); farmacêutica (6,51%); e metalurgia (6%). As maiores influências foram no refino de petróleo e biocombustíveis (0,80 ponto percentual); indústrias extrativas (- 0,70 ponto percentual), outros produtos químicos (0,45 ponto percentual) e alimentos (0,44 ponto percentual).

De acordo com o gerente de Análise e Metodologia do IBGE, Alexandre Brandão, o resultado de março havia sido alto, quando chegou a 3,12%, o maior desde o mesmo período de 2021. Na época, houve um registro 4,63%.

Já o índice de abril é mais baixo. Ainda que seja o segundo maior do ano e, desconsiderando o resultado do mês anterior, só é menor que o de outubro de 2021, que registrou 2,26%.

“A queda dos preços das indústrias extrativas foi fundamental para a desaceleração ocorrida em abril em comparação a março. Tanto o óleo bruto de petróleo, quanto o minério de ferro, os dois produtos de maior peso no setor, tiveram variação negativa, atribuída às oscilações dos preços internacionais e à apreciação do real. A indústria de transformação, por sua vez, teve aumento de preços: em março – havia sido 2,66% e em abril, 2,81%”, completou.

O IPP desempenha o papel de medir a variação dos preços de produtos na chamada porta da fábrica, o que significa que não inclui impostos e nem frete. Ao todo são pesquisadas 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação. Entre elas, 18 apresentaram alta em abril.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!