Presidente da China visita Rússia pela primeira vez desde início da guerra

Segundo o governo russo, os dois países assinarão acordos bilaterais 'importantes'

[Presidente da China visita Rússia pela primeira vez desde início da guerra ]

FOTO: Reprodução/TV Globo

O presidente chinês XI Jinping desembarcou nesta segunda-feira (20) na Rússia para uma visita ao presidente Vladimir Putin. Essa é a primeira viagem de Xi ao país russo desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.  

A ida do presidente chinês também é a primeira desde que foi reeleito para o terceiro mandato na casa. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, a visita ocorre "a convite do presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin". O encontro terá duração até quarta-feira (22).

Em comunicado, o governo russo afirmou que serão assinados acordos bilaterais "importantes" e os líderes debaterão a "cooperação estratégica" entre os dois países, no "contexto do aprofundamento da cooperação sino-russa na arena internacional".

A relação entre os dois países no contexto da guerra, por enquanto, não envolve o envio de armas ou participação da China diretamente no conflito. No entanto, o Ocidente teme que a visita de Xi marque uma intensificação dessa relação, bem como no campo militar. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!