Primeira insulina inalável do Brasil é aprovada pela Anvisa

A substância chega ao pulmão e é absorvida pela corrente sanguínea, e assim reduz os níveis de açúcar no sangue

[Primeira insulina inalável do Brasil é aprovada pela Anvisa]

FOTO: Reprodução

Foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a comercialização da primeira insulina inalável do país. A resolução que concede o registro ao produto foi aprovada na última quinta-feira, 30, e publicada nesta segunda-feira, 3, no Diário Oficial da União.

A nova insulina é comercializada em pó, em cartuchos com três tipos de dosagem. Para utilização, o paciente com diabete deve encaixar o cartucho no inalador e aspirar o pó. A substância chega ao pulmão e é absorvida pela corrente sanguínea, e assim reduz os níveis de açúcar no sangue. Hoje, as insulinas disponíveis no mercado brasileiro são todas injetáveis.

De acordo com os especialistas, embora represente uma alternativa no tratamento do diabete e um ganho na qualidade de vida por reduzir o número de injeções, a Afrezza, como foi batizada, tem limitações.

Afinal, ela não é capaz de substituir todas as aplicações diárias de insulina, tem pouca variedade de dosagens e é contraindicada para pacientes com problemas pulmonares e menores de 18 anos. Por outro lado, é mais fácil de transportar e armazenar e poderá reduzir o número de picadas de agulha a que o paciente tem que submeter-se diariamente.
 


Comentários