Primeiro caso de ave atingida por manchas de óleo no litoral é registrado

Caso ocorreu no Rio Grande do Norte

[Primeiro caso de ave atingida por manchas de óleo no litoral é registrado ]

FOTO: PCCB/UERN/Divulgação

O primeiro caso de uma ave atingida por manchas de petróleo cru, de origem ainda desconhecida, que chega à costa do Nordeste desde o final de agosto foi registrado no Rio Grande do Norte (RN).

O animal da espécie bobo-pequeno - uma ave marinha - teve cerca de 25% do corpo coberto pela substância, segundo o Projeto Cetáceos Costa Branca, que é o responsável por receber a fauna afetada pelo óleo no estado.

De acordo com a reportagem do G1, a principal suspeita é de que o animal tenha sido atingido pelo óleo no mar, enquanto pescava. A ave foi levada para o Centro de Descontaminação de Fauna Oleada, na Universidade Estadual do RN em Mossoró, na região Oeste potiguar, onde inicialmente foi atendida por médicos-veterinários, para estabilização e passa por limpeza nesta sexta-feira (25).

Sobre as manchas

As manchas de óleo em praias do Nordeste já atingiram 225 localidades em 80 municípios de 9 estados desde o final de agosto. Os estados em que elas apareceram são Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Esse desastre ambiental tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas. A origem da substância poluente está sob investigação.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!